18.5 C
Brasília
domingo, 15/03/2026




Senado aprova MP que simplifica concessão de benefícios do INSS

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
18.5 °
17.8 °
94 %
0kmh
40 %
dom
27 °
seg
24 °
ter
23 °
qua
25 °
qui
25 °

Em Brasília

De acordo com a MP, fica dispensado o exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)

(Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Senado aprovou nesta quarta-feira, 3, sem alterações, na forma de projeto de conversão, a Medida Provisória (MP) que simplifica a concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto vai à sanção.

De acordo com a MP, fica dispensado o exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). A medida também determina que um ato do Ministério do Trabalho e Previdência definirá as condições para a dispensa do exame, quando a concessão ou não do auxílio por incapacidade temporária esteja sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. O modelo já foi usado em 2020 e 2021 em razão das restrições da pandemia de covid-19.




Veja Também