O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta quarta-feira (17/9) que o historiador e escritor Eduardo Bueno, conhecido como “Peninha”, foi removido do Conselho Editorial do Senado após manifestar satisfação com a morte do ativista conservador Charlie Kirk.
Alcolumbre revelou que, ao tomar conhecimento do vídeo em que Bueno afirma que “sempre é triste perder um ativista por suas crenças, exceto Charlie Kirk”, solicitou ao presidente do Conselho, o senador e líder governista no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), que demitisse o conselheiro.
“Aquilo foi um absurdo. Liguei para o presidente do Conselho Editorial, senador Randolfe Rodrigues, e pedi: ‘Vídeo de retratação não resolve. Procure esse funcionário que contratou e demita-o’. Se ele não tivesse sido demitido, eu teria tomado essa providência amanhã. Ele já afastou esse servidor, sem que esta Presidência precisasse agir”, afirmou.
Peninha foi criticado por parlamentares da direita por suas declarações contra Kirk. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) cancelou um evento com o historiador após o impacto negativo do vídeo divulgado.
“Quero pedir desculpas ao país, pois no momento em que tomei conhecimento desse vídeo, deveria ter removido imediatamente esse funcionário, pois precisamos alinhar nossas críticas com atitudes coerentes”, declarou Davi Alcolumbre.