O Senado decidiu postergar para a próxima semana a votação do projeto que propõe o aumento do número de deputados federais de 513 para 531. A informação foi divulgada na terça-feira, 17, pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre.
De acordo com Alcolumbre, vários senadores solicitaram mais tempo para analisar o assunto com maior profundidade. Além disso, argumentaram que a proposta não deveria ser votada pouco antes de um feriado prolongado.
Inicialmente, a expectativa era que o Senado votasse, no mesmo dia 17, um pedido para acelerar a tramitação do projeto. Contudo, a sessão do Congresso destinada à votação de vetos atrasou o início da sessão do Senado, levando Alcolumbre a suspender a reunião. Para o dia seguinte, às 9h, está agendada uma nova reunião, mas nela somente deverão ser aprovados projetos que tenham consenso entre os parlamentares.
A proposta, que eleva de 513 para 531 o número de deputados, conta com o apoio da Câmara dos Deputados, porém enfrenta resistência de grupos no Senado preocupados com o aumento dos gastos públicos no Congresso.

