As comissões de Legislação Participativa e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vão realizar um seminário na próxima terça-feira (9) para discutir a 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU (COP30).
O evento foi solicitado pelas deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ) e Duda Salabert (PDT-MG), além do deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE).
O propósito do seminário é reforçar o papel do Parlamento na agenda climática, promovendo um diálogo entre a sociedade civil e o Poder Executivo. Busca-se estabelecer estratégias que permitam ao Brasil apresentar uma pauta sólida e influente nas negociações globais do clima.
Os principais assuntos que serão abordados incluem adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático, redução das emissões de gases de efeito estufa e uma transição energética justa.
Além disso, o seminário vai dar atenção especial às demandas da região amazônica, sobretudo da cidade de Belém, sede da COP30, e debater iniciativas como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
O encontro está marcado para as 11 horas, no plenário 2, e terá formato interativo para garantir a participação do público.