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terça-feira, 16/09/2025

Seminário no DF aborda gestão da aprendizagem

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O seminário inicial marcou o começo de uma série de quatro encontros realizados no Centro de Convenções e Eventos Brasil 21. Durante dois dias, cerca de 120 profissionais da área da educação se reuniram para trocar experiências e buscar soluções em conjunto. Participaram representantes das Secretarias de Educação dos 27 estados do Brasil, técnicos em currículo e avaliação, além de membros do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE, trouxe dados e referências globais sobre gestão educacional, enquanto especialistas de Portugal e França compartilharam boas práticas aplicadas em seus países.

“A troca de experiências internacionais, principalmente sobre os desafios da aprendizagem após a pandemia, traz ideias valiosas que ajudam a adaptar soluções internacionais à nossa realidade local”, destacou a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

A secretária também ressaltou a necessidade urgente de colocar em prática políticas educacionais que incentivem o protagonismo dos estudantes. Como exemplos práticos, citou o uso de portfólios pedagógicos e o desenvolvimento de projetos interdisciplinares que integram diferentes áreas do conhecimento.

“O compromisso com o pacto pelo Brasil alfabetizado e a criação de estratégias que conectem a aprendizagem ao cotidiano dos estudantes é fundamental para despertar o interesse e a participação ativa dos jovens”, complementou.

Perspectivas futuras

O próximo encontro da série Diálogos Formativos está previsto para dezembro de 2025 no estado de Alagoas, e o terceiro seminário acontecerá em 2026, com local a ser definido pelos organizadores.

O evento é guiado por quatro temas principais: o envolvimento dos estudantes na aprendizagem; desenvolvimento profissional e formação dos professores; uso de tecnologias digitais por professores e alunos; e ensino profissional e tecnológico nas escolas de ensino médio.

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