26.5 C
Brasília
segunda-feira, 01/12/2025

Seminário discute prevenção e tratamento do câncer de pele

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
26.7 °
26.5 °
61 %
2.1kmh
75 %
seg
26 °
ter
28 °
qua
26 °
qui
23 °
sex
24 °

Em Brasília

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realizará um seminário na quarta-feira (3), no plenário 3, às 14h30, para debater as estratégias de combate ao câncer de pele no Brasil.

O evento foi solicitado pelo deputado Dr. Frederico (PRD-MG), que ressalta a importância de ampliar a discussão sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessa doença, trazendo o tema para o foco da agenda política nacional.

Desde 1999, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem promovido campanhas para aumentar a conscientização sobre o câncer de pele, que desde 2014 são parte da iniciativa “Dezembro Laranja”. Essa campanha inclui mutirões de atendimento, palestras educativas, divulgação de informações, ações em espaços públicos e distribuição de protetores solares.

Dr. Frederico destaca também que, em maio de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu as doenças de pele como uma prioridade global de saúde pública, devido ao impacto significativo na qualidade de vida de bilhões de pessoas.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) informa que o câncer de pele representa cerca de 30% dos casos de tumores malignos registrados no país. Quando diagnosticada precocemente, a doença possui uma taxa de cura superior a 90%.

Veja Também