13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Seminário discute incentivo para minerais essenciais e estratégicos

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

A Câmara dos Deputados está analisando um projeto de lei que visa criar a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos. Nesta terça-feira (9), a Comissão Especial sobre Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, junto com a Comissão de Desenvolvimento Econômico, realiza um seminário para debater formas sustentáveis de promover a pesquisa, extração e processamento desses minerais.

O Projeto de Lei 2780/24 propõe fortalecer a presença do Brasil no mercado de minerais importantes para a transição energética, como o lítio, utilizado em baterias, e o potássio, essencial para a fabricação de fertilizantes.

O evento ocorrerá às 15 horas, no plenário 8 do Congresso Nacional.

O seminário foi sugerido pelo presidente da comissão, deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que ressalta a importância crescente desses minerais no cenário global da transição energética.

De acordo com ele, minerais críticos e estratégicos são pauta principal em discussões ao redor do mundo. Análises das atuais políticas energéticas indicam que a demanda por esses recursos deve dobrar para suportar tecnologias de energias renováveis.

Arnaldo Jardim acrescenta que alcançar as metas do Acordo de Paris pode resultar na necessidade de quadruplicar o uso desses minerais até 2040. Uma transição ainda mais acelerada para alcançar zero emissões globais até 2050 exigiria até seis vezes mais desses insumos do que o consumo atual.

Por isso, ele destaca a importância do debate na Câmara para estabelecer uma Política Nacional que fortaleça a indústria e tecnologias relacionadas, promovendo o desenvolvimento sustentável durante a transição energética.

Veja Também