A Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho realizou no dia 5 um seminário online sobre os 90 anos de existência do salário mínimo no Brasil, que contou com mais de 30 mil participantes. O evento foi organizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
A Paula Montagner, subsecretária de Estudos do Trabalho do MTE e responsável pela coordenação do seminário, apresentou a trajetória histórica do salário mínimo desde sua criação em 1936 por Getúlio Vargas. Ela ressaltou os debates contínuos sobre a adequação do valor do salário às necessidades básicas dos trabalhadores e sua importância para as políticas de seguridade social e benefícios.
Paula Montagner também discutiu o futuro do salário mínimo, destacando a importância de lembrar sua história e as lutas sindicais para entender seu papel atual e futuro. Ela anunciou ainda que um livro comemorativo dos 90 anos do salário mínimo será lançado pelo MTE e DIEESE em breve.
O jornalista Isaías Dalle, da Empresa Brasil de Comunicação, abordou as conquistas históricas dos trabalhadores na luta por um salário mínimo digno, destacando sua importância nas greves e no atendimento das necessidades das famílias brasileiras.
Patrícia Pelatieri, do DIEESE, destacou o salário mínimo como um instrumento de inclusão social e estímulo à economia. Ela lembrou que o DIEESE foi criado para pensar políticas para trabalhadores e que o salário mínimo sempre esteve ligado a questões como dignidade, combate à desigualdade e desenvolvimento do país, servindo como um importante instrumento de política social e econômica.
Os participantes reforçaram a relevância da história das lutas trabalhistas pela construção do salário mínimo e sua função essencial no combate à pobreza.
A Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho reúne núcleos em diversas regiões que acompanham o mercado de trabalho e produzem estudos baseados em dados oficiais para apoiar políticas públicas e estratégias de emprego.
O seminário pode ser conferido na página do Ministério do Trabalho no YouTube pelo nome XXIV Seminário da Rede de Observatórios do Mercado de Trabalho.
