23.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/09/2025

Semifinalistas do concurso Sabor de Escola são definidas em seletiva na CRE do Plano Piloto

Brasília
nuvens dispersas
23.5 ° C
23.5 °
19.2 °
57 %
3.1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
32 °
ter
25 °

Em Brasília

As semifinalistas do concurso gastronômico Sabor de Escola 2025 começaram a ser definidas. A seletiva inicial ocorreu na Escola de Sabores, localizada na 907 Sul, e encerrou-se na quarta-feira, dia 24, com a escolha das primeiras participantes classificadas. O evento, que aconteceu entre terça e quarta-feira, reuniu 22 merendeiras das escolas da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Plano Piloto, que apresentaram seus pratos durante a competição.

Uma das vencedoras dessa etapa, Geiciane Pinto da Silva, contou que sua receita foi inspirada na família. Ela uniu o arroz com brócolis que seu pai fazia com o frango da avó, numa homenagem especial, já que perdeu ambos em 2019. Geiciane quis trazer o sabor da infância para as crianças da escola onde trabalha, a Escola Classe 05 do Cruzeiro.

Apesar de dificuldades que a impediram de participar em anos anteriores, hoje Geiciane celebra a vitória que a aproxima da final. Para ela, o maior prêmio é ver a alegria das crianças com a comida feita com dedicação e amor. Ela disse que continuará se esforçando até o fim do concurso para manter a qualidade e o carinho nas receitas.

A outra semifinalista, Jeane Carla Nogueira Barbosa dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília, avançou na disputa com seu prato de peixe ao molho de abacaxi e hortelã. Emocionada, Jeane disse que não esperava essa vitória e que agora a responsabilidade é maior para chegar à final, confiando em sua fé para isso.

Avaliação cuidadosa

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Matheus Melo, destacou que este ano a avaliação foi mais rigorosa e padronizada. O corpo de jurados permaneceu igual durante toda a seletiva, garantindo critérios uniformes. Nutricionistas analisaram valor nutricional, segurança alimentar e sustentabilidade; o chef avaliou criatividade, apresentação e paladar; e estudantes focaram no sabor dos pratos.

O júri contou com a participação das nutricionistas Juliene Moura e Carolina Duarte, estudantes do CEMI do Cruzeiro, Victor Hugo Pinto e Arthur Henrique Vaz, e do chef William Masanori Nishimoto.

Juliene Moura reforça que o concurso valoriza a merenda escolar, não apenas pela qualidade dos insumos, mas também pela transformação em uma refeição saborosa e atrativa para os estudantes. Ela ressalta que o evento estimula a criatividade das merendeiras, permitindo que novas receitas sejam criadas ou adaptadas para a rede escolar.

No Plano Piloto, são servidas mais de 40 mil refeições por mês, e na capital federal, a SEEDF ultrapassa 500 mil refeições diárias.

Oportunidade de formação

Fernanda Matheus Melo também ressaltou que os inscritos no concurso terão prioridade para participar do curso de gastronomia na Escola de Sabores, que inicia no primeiro semestre de 2026. O curso terá 120 vagas para merendeiros, com duração de dois semestres e oferta de certificação técnica reconhecida.

Participantes da manhã

No segundo dia da seletiva da CRE do Plano Piloto, participaram na parte da manhã:

  • Edna Conceição da Silva Cordeiro (EC 102 Sul): peixe ao molho, arroz com purê de batata, suco de abacaxi e salada de alface com abacaxi
  • Edna Pereira da Silva (CEE DV): galinhada cremosa
  • Maria Francisca Gonçalo de Moura (EC 204 Sul): lombo suíno ao molho especial, batata-doce assada e arroz branco
  • Onezinda Ferreira Passos (CEI 01 Norte): isca de patinho saboroso
  • Tatiane Rosa da Silva Andrade (EC 04 Cruzeiro): peixe ao abacaxi

Participantes da tarde

No segundo dia da seletiva da CRE do Plano Piloto, em período da tarde, participaram:

  • Ana Paula Martins (EC 314 Sul): batata recheada
  • Geiciane Pinto da Silva (EC 05 Cruzeiro): tulipinha à brasileira
  • Sieyre Kallita de Azevedo Ordones Alves (EC 06 Cruzeiro): moqueca tropical com farofa de sementes de abóbora
  • Maria do Socorro Ferreira dos Santos (Cemi Cruzeiro): purê de inhame

Veja Também