23.6 C
Brasília
segunda-feira, 01/09/2025

Semana Global da Amamentação: Proteja a Vida

Brasília
céu limpo
23.6 ° C
26.5 °
23.5 °
47 %
6.2kmh
0 %
seg
29 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
29 °
sex
30 °

Em Brasília

A iniciativa deste ano da Semana Global da Amamentação ressalta a importância do apoio ao aleitamento materno para criar um ambiente sustentável e diminuir os danos ambientais ligados ao uso de alimentos artificiais para bebês.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lembra que amamentar é um ato natural, renovável e amigo do meio ambiente, que não gera lixo, não depende de indústrias poluentes e ajuda a diminuir o impacto do clima causado pela fabricação de fórmulas infantis.

“Ao promover e proteger a amamentação, estamos investindo em cuidados que respeitam o meio ambiente, salvam vidas e fortalecem o compromisso com a saúde pública mundial. Precisamos trabalhar juntos para garantir um apoio constante e eficaz ao aleitamento, criando redes fortes e duradouras”, destaca o coordenador da Rede de Bancos de Leite Humano (RBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

Rede de Leite Humano

A RBLH, organizada pela Fiocruz, é uma das maiores ações de cooperação internacional em saúde pública, ajudando bastante a reduzir mortes de bebês recém-nascidos no mundo inteiro. Essa rede também participa de projetos internacionais para melhorar políticas públicas de saúde para recém-nascidos.

Esse tipo de cooperação solidária, criado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), virou um modelo global de inovação social, justiça e saúde pública.

Situação no Brasil

A campanha começou no dia 1º deste ano. Em 2024, os 234 bancos de leite humano e 249 pontos de coleta da rede atenderam mais de 2,3 milhões de mães pelo país. O estudo nacional registrou ainda 460,5 mil atendimentos em grupo e 281,3 mil visitas domiciliares, mostrando a importância e o alcance do serviço para combater o desmame precoce. Todos os serviços são gratuitos e fazem parte das ações do SUS.

Além do apoio e orientação individual ou em grupo, a rede também incentiva a doação de leite materno, fundamental para salvar a vida de bebês prematuros que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs). Em 2024, foram doados 245,8 mil litros de leite humano para os bancos de leite em todas as regiões do Brasil.

Benefícios para a Vida

Incentivar a amamentação significa garantir direitos e melhorar a qualidade de vida. Para o bebê, ajuda a diminuir doenças respiratórias e intestinais, além de reduzir riscos de doenças metabólicas e do coração.

Para a mulher, a amamentação ajuda na recuperação após o parto e diminui a chance de ter câncer de mama, entre outros benefícios.

Veja Também