26.5 C
Brasília
terça-feira, 23/12/2025

Sejus-DF ampliou serviços e chegou perto de quem mais precisa em 2025

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
26.1 °
47 %
3.6kmh
40 %
ter
27 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
29 °
sáb
31 °

Em Brasília

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) focou em 2025 em garantir direitos e facilitar o dia a dia da população, levando serviços públicos para quem mais necessita em todas as regiões do DF.

Um destaque foi o serviço itinerante Na Sua Hora, que oferece atendimento noturno em centros comerciais. Desde julho, já realizou mais de 2 mil atendimentos, alcançando pessoas que não podem ir durante o horário comercial.

Além disso, o programa Na Hora assistiu cerca de 2,5 milhões de pessoas em sete unidades fixas. Em dezembro, foi inaugurado o Na Hora Empresarial, no Venâncio Shopping, com espaço dedicado às empresas, oferecendo mais de 500 atendimentos diários sem necessidade de agendamento.

O programa GDF Mais Perto do Cidadão também se destacou, com mais de 500 mil atendimentos desde sua criação, incluindo 160 mil em 2025, levando saúde, lazer e serviços essenciais diretamente às comunidades.

As ações da secretaria alcançam vários públicos. O Casamento Comunitário regularizou gratuitamente a situação civil de mais de mil casais, dos quais 400 em 2025. Na luta contra a violência, o Direito Delas acolheu mais de 15 mil mulheres vítimas de violência doméstica em 11 núcleos especializados, e o Conversa com Eles conscientizou mais de 5 mil homens em locais de trabalho.

O fortalecimento da autonomia das mulheres também foi prioridade. O Banco de Talentos ampliou vagas para mais de 500 artesãs, o Protagonista da Casa qualificou mais de 10 mil mulheres para geração de renda, e o Nasce uma Estrela ofereceu suporte a 2,5 mil gestantes durante a gravidez.

Para os idosos, o Viver 60+ atendeu mais de 11 mil pessoas, promovendo qualidade de vida. Na área da educação, o Aprova DF beneficiou mais de 300 mil estudantes, e o Cidadania nas Escolas orientou 20 mil alunos sobre violência, bullying e racismo.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania, destaca que o trabalho é garantir direitos, acolhimento e oportunidades em todo o DF para construir uma cidade mais justa para todos.

*Informações da Sejus-DF

Veja Também