22.5 C
Brasília
quinta-feira, 15/01/2026

Seis em cada dez brasileiros temem que Trump prejudique o Brasil como fez com a Venezuela

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
23.9 °
22.5 °
69 %
4.6kmh
40 %
qui
27 °
sex
28 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
25 °

Em Brasília

GABRIEL BARNABÉ
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revelou que 58% dos brasileiros têm receio de que os Estados Unidos possam agir no Brasil de forma semelhante ao que fizeram na Venezuela.

No começo do mês, Donald Trump autorizou uma ação militar contra a Venezuela, na qual tropas dos EUA atacaram Caracas e capturaram o presidente Nicolás Maduro.

O estudo avaliou a opinião dos brasileiros sobre as atitudes dos EUA em relação à Venezuela e sobre a resposta do governo Lula (PT). A maioria (66%) acredita que o Brasil deveria manter uma posição neutra no conflito entre Washington e Caracas. Outros 18% acham que o governo deveria apoiar os EUA, e 10% defendem que o Brasil se oponha a eles.

Pouco depois dos ataques, o presidente Lula condenou a ação, dizendo em suas redes sociais que ultrapassam uma “linha inaceitável”. Ele afirmou que atacar países viola o direito internacional e pode causar um mundo mais violento e instável, onde prevalece a “lei do mais forte”.

“A condenação do uso da força condiz com a posição que o Brasil sempre tomou em situações recentes em outros países”, escreveu Lula no X.

Alguns dias depois, o governo brasileiro intensificou suas críticas, afirmando que Nicolás Maduro foi sequestrado. Essa acusação foi feita por Benoni Belli, representante do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos), durante reunião em Washington.

A pesquisa, feita entre 8 e 11 de janeiro, perguntou às pessoas sobre a postura do governo Lula na crise. 51% disseram que a atitude foi errada, enquanto 37% a consideraram correta. Outros 12% não souberam ou preferiram não responder.

Há diferenças nas respostas conforme o posicionamento político dos entrevistados. Entre quem se declara de esquerda, mas não apoia Lula, 72% concordam com a postura dele, contra 23% que discordam. Já entre os de direita que não apoiam Bolsonaro, 82% julgam a postura errada, enquanto 11% a apoiam.

Para 24% dos entrevistados, a atitude do presidente Lula pode influenciar seu voto nas eleições deste ano. Destes, 17% afirmam que isso os fará votar na oposição, e 7% dizem que os fará votar em Lula. A maioria, 71%, declarou que isso não afetará sua decisão.

Além disso, 24% disseram não saber da notícia sobre a prisão de Nicolás Maduro. Quanto ao apoio à operação militar dos EUA, 46% aprovam, enquanto 39% desaprovam. Sobre a legitimidade de usar força em outro país para prender um líder, 50% acreditam que é aceitável e 41% acham inaceitável.

A pesquisa da Genial/Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é 95%.

Veja Também