28.5 C
Brasília
quarta-feira, 31/12/2025

Seguro e acolhedor: avanços da Sedes em 2025

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
29.2 °
28.5 °
49 %
2.6kmh
75 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
25 °
sáb
25 °
dom
20 °

Em Brasília

Em 2025, o Distrito Federal deu passos importantes para combater a pobreza e a fome, implementando ações que ajudam diretamente quem mais precisa. Uma dessas iniciativas foi a criação do primeiro serviço permanente de acolhimento noturno para pessoas em situação de rua, além do aumento das medidas para garantir a alimentação saudável e segura para famílias vulneráveis.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) abriu o Hotel Social, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte, que já atendeu mais de 25 mil pessoas em situação de rua. O local oferece camas, cobertores, espaço para higiene pessoal, abrigo para animais de estimação e duas refeições diárias.

Além disso, foram inauguradas duas Centrais de Acolhimento em Taguatinga, uma delas dedicada exclusivamente a vagas para crianças e adolescentes, agilizando o processo de acolhimento em ambientes renovados e confortáveis.

O combate à fome também foi prioridade, ampliando para 130 mil o número de famílias beneficiadas pelo Cartão Prato Cheio, com o aumento de nove para 18 parcelas. A oferta de refeições aumentou em quatro novos restaurantes comunitários localizados no Gama, Riacho Fundo, Santa Maria e Samambaia. Atualmente, 15 dos 18 restaurantes comunitários oferecem café da manhã, almoço e jantar diariamente, inclusive domingos e feriados, com refeições gratuitas para pessoas em situação de rua.

Foram servidas mais de 17 milhões de refeições ao longo do ano. Graças a essas ações, o DF conquistou o primeiro lugar no Selo Betinho de combate à fome e liderou o ranking nacional de sustentabilidade social.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, todos esses avanços são resultado de medidas combinadas, incluindo a retomada do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF.

A Sedes também realizou manutenções e revitalizações preventivas em restaurantes comunitários e unidades socioassistenciais, entregando mais de 30 espaços renovados, como o Cras Areal, que passou a funcionar em uma nova sede. Em 2025, foram registradas mais de 700 mil atendimentos socioassistenciais.

Outro destaque foi o início do credenciamento de malharias do DF para o Cartão Uniforme Escolar e o lançamento do Programa Incentiva DF, que contribuem para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Veja Também