31.5 C
Brasília
segunda-feira, 06/10/2025

Segurança realiza simulado no aeroporto de Brasília

Brasília
céu limpo
31.5 ° C
33.1 °
31.5 °
26 %
1.5kmh
0 %
seg
31 °
ter
34 °
qua
34 °
qui
32 °
sex
32 °

Em Brasília

Na próxima quarta-feira (8), a partir das 13h, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), junto com várias instituições, fará um simulado de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília.

Esse exercício é organizado pela Inframerica, que administra o aeroporto, e é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que pede que esse tipo de treinamento seja realizado a cada três anos em todos os aeroportos do Brasil, conforme o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) 153, seção 331.

O objetivo do simulado é testar e melhorar a cooperação entre os órgãos de segurança e saúde em casos de emergências com aeronaves, focando no tempo de resposta, eficiência no resgate e atendimento às vítimas, além da organização do trânsito, segurança e transporte dos feridos.

Muitas instituições participarão deste exercício, entre elas Anac, Anvisa, Base Aérea de Brasília, Corpo de Bombeiros Militar do DF, DER-DF, Detran-DF, GOL Linhas Aéreas, Grupo Med+, ICESP, IgesDF, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Receita Federal, Samu, Secretaria de Segurança Pública do DF e Universidade de Brasília (UnB).

Essa ação faz parte do planejamento conjunto para segurança e serve para treinar os procedimentos de resposta e revisar os protocolos já existentes. O simulado será controlado e não oferece risco à população.

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, destacou: “A realização de simulados como este é essencial para que todas as instituições envolvidas estejam preparadas e integradas diante de situações reais de emergência”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) contará com cerca de 40 militares, 10 veículos especializados e duas unidades multiemprego próximas ao aeroporto. As equipes atuarão no combate a incêndios, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e controle de acesso à área simulada.

O Detran-DF informou que não haverá mudanças significativas no trânsito durante o simulado. O órgão também apoiará o transporte de ambulâncias até o aeroporto e hospitais de referência, como o Hospital de Base, Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

O DER-DF dará suporte logístico e de trânsito para garantir a segurança e a fluidez do tráfego durante a operação. A SSP recomenda que os passageiros com voos no período do simulado cheguem com antecedência ao aeroporto.

A Secretaria reforça que esse treinamento é uma medida preventiva fundamental para a preparação das forças de segurança, garantindo mais eficiência e proteção para a população do Distrito Federal.

Veja Também