José Eduardo Cardozo e Alexis Fonteyne discutiram em O Grande Debate sobre se a segurança pública tem influenciado a perda de votos do presidente Lula.
Uma pesquisa recente mostrou que a vantagem de Lula sobre seus adversários na possibilidade de um segundo turno diminuiu desde o último levantamento, que ocorreu antes de uma grande operação policial que resultou em 121 mortos no Rio de Janeiro.
José Eduardo Cardozo acredita que a opinião sobre essa operação mudará com o tempo, destacando que a situação exige uma reflexão mais profunda, além do que discursos extremistas conseguem oferecer. Ele afirmou que atitudes que quebram o Estado de Direito não devem ser apoiadas e que essa violência não merece aplausos.
Já Alexis Fonteyne vê a segurança pública como o principal problema do governo Lula. Ele criticou declarações do presidente, como a feita na Malásia, e defendeu que o discurso da esquerda tende a romantizar criminosos, o que prejudica as pessoas que vivem nas comunidades e não estão envolvidas no crime.

