A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) divulgou o calendário com os dias e locais das reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) para o mês de fevereiro. Todas as informações sobre os encontros estão disponíveis no site oficial da Secretaria.
Os Consegs são espaços onde a população pode participar ativamente, apresentando suas necessidades, sugerindo soluções e monitorando as ações das forças de segurança das diferentes regiões administrativas do DF. Nas reuniões, representantes da SSP-DF, das forças de segurança e de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) discutem temas importantes, como patrulhamento, iluminação pública, ocupação de espaços, trânsito e prevenção à violência.
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, destaca que os Consegs são essenciais para aproximar a política de segurança da população. Segundo ele, a participação dos cidadãos é fundamental para a política de Segurança Integral que está sendo implementada no Distrito Federal.
Paulo André Vieira Monteiro, secretário-executivo Institucional e de Políticas de Segurança Pública, ressalta a importância dos Consegs para a construção de políticas públicas mais eficazes. Em 2025, mais de sete mil pessoas participaram dessas reuniões em todo o Distrito Federal, que resultaram em diversas demandas e acompanhamento das ações em curso.
Os Consegs fazem parte do programa Segurança Integral por meio do eixo Cidadão Mais Seguro, criado para integrar esforços entre o governo e a sociedade civil e garantir ambientes mais protegidos para todos.
Gustavo Danzmann, subsecretário dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, lembra que qualquer morador pode participar das reuniões, que não exigem inscrição prévia. No Distrito Federal, atualmente, existem 45 Consegs ativos: 36 nas áreas urbanas e 9 nas áreas rurais, com outros dois em processo de criação nas regiões Arapoanga e Samambaia (Conseg II).
Durante o ano de 2025, mais de 7 mil moradores participaram de 257 reuniões, que encaminharam aproximadamente 3.176 solicitações aos órgãos responsáveis, ajudando a melhorar a segurança local.
