O Governo do Distrito Federal (GDF) alcançou importantes conquistas em 2025, fortalecendo as forças de segurança e aumentando a proteção à comunidade por meio de políticas estruturadas, investimentos constantes e reconhecimento dos profissionais.
Para Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, os progressos são resultados de uma política pública madura, técnica e baseada em dados: “Finalizamos 2025 com avanços importantes: ampliamos o número de profissionais de segurança a níveis nunca vistos, melhoramos a valorização dos nossos servidores, entregamos estruturas integradas, expandimos ações de proteção às mulheres, fortalecemos a coleta de dados e transformamos boas práticas em políticas permanentes. Esses resultados só foram possíveis por conta do planejamento, da visão completa e das decisões fundamentadas em evidências. Investir nos trabalhadores da linha de frente é garantir a segurança da população, e isso traz resultados duradouros para o Distrito Federal”.
Um destaque do ano foi a contratação de 2.158 novos profissionais, incluindo policiais militares, agentes da Polícia Civil, bombeiros militares e policiais penais — mais de duas mil nomeações ocorreram somente em dezembro, garantindo maior presença do Estado e melhor capacidade de resposta das corporações.
A valorização dos servidores ganhou novo impulso com aumento salarial entre 19,60% e 28,40% nos anos de 2025 e 2026. Essa medida reconhece o esforço diário dos trabalhadores e melhora diretamente a qualidade do serviço oferecido à população, tornando a segurança no Distrito Federal mais eficiente.
Combate à violência doméstica
O combate à violência doméstica é uma prioridade da segurança pública local. Em 2025, o Programa Viva Flor passou a atuar também em delegacias da região administrativa do Paranoá, Planaltina, Gama, Santa Maria e Brazlândia. Esse programa garante que as vítimas recebam dispositivos de proteção e monitoramento já na saída das delegacias, proporcionando resposta rápida e maior segurança.
Além disso, foi implementada a Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas, que define como desaparecida qualquer pessoa cujo paradeiro seja desconhecido até confirmação da localização e identificação. A política reúne diretrizes para prevenção, enfrentamento, apoio às famílias e uso de tecnologia para acelerar e melhorar a busca.
O fortalecimento do diálogo institucional também foi uma marca do ano. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal realizou reuniões com a imprensa para valorizar o papel do jornalismo na divulgação responsável dos dados e na construção da sensação de segurança da população. A participação popular também é destacada por meio dos Conselhos de Segurança Comunitária, que reuniram cerca de 8 mil pessoas em 2025.
*Com informações da SSP-DF

