A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) iniciou o novo ano letivo com a intenção de reforçar a atenção à saúde mental, à prevenção da violência e ao desenvolvimento emocional dos alunos. A Diretoria de Atenção à Saúde do Estudante (Diase), em colaboração com a Assessoria Especial de Cultura de Paz (AECP), apresentou recentemente seus planos para 2026, buscando criar escolas mais seguras e acolhedoras.
Dentre as ações, destaca-se o programa ECA em Movimento, que pela primeira vez integra as iniciativas da rede pública, focando na educação sobre direitos baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O Programa de Saúde Mental dos Estudantes (PSME) inclui projetos como “Acolhendo: diálogos em saúde mental”, que promove o cuidado emocional; “Falando disso: caminhos para a prevenção da violência de gênero”, que incentiva relações saudáveis; e “Falando disso com crianças”, dedicado a evitar violência sexual infantil.
Em 2025, o PSME ofereceu atendimento para mais de 15 mil estudantes, familiares e profissionais em 11 regiões de ensino, por meio de oficinas e palestras. A Gerência de Projetos de Saúde do Estudante está desenvolvendo oito projetos que, juntos, alcançam cerca de seis mil alunos.
Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria de Cultura de Paz, ressalta a importância da cooperação entre setores para ampliar os resultados. “Quando trabalhamos juntos, conseguimos chegar às escolas de forma mais organizada e eficaz. Cultura de paz, saúde mental e proteção integral andam juntas. Nossa missão é apoiar as equipes escolares, promovendo práticas que incentivem o diálogo, o respeito e a prevenção da violência desde cedo”, afirma.
A psicóloga Larisse Cavalcante, diretora de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante, destaca o caráter preventivo dos programas. “Já abrimos as inscrições para os projetos que serão desenvolvidos durante o ano todo. É essencial que os diretores e gestores conferam os processos enviados no SEI e priorizem essa participação para evitar problemas mais graves”, explica.
Além das atividades habituais, a Diase oferece suporte em momentos de crise, como a intervenção após tentativas de suicídio. Com essas ações, a SEEDF busca preparar as escolas públicas para acolher e proteger os alunos, garantindo que permaneçam na escola.
Com informações da Secretaria de Educação
