A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal abriu um edital para cadastrar papelarias que queiram participar do programa Cartão Material Escolar para o ano letivo de 2026. As inscrições ficarão abertas até dezembro deste ano.
Empresas que vendem material escolar e de papelaria, que estejam localizadas e funcionando no Distrito Federal, podem se inscrever desde que sigam as regras do edital. A Secretaria de Desenvolvimento Social é responsável por registrar e prestar contas das papelarias cadastradas.
Para novas inscrições, as empresas precisam ler o edital, juntar a documentação exigida em PDF e enviar por e-mail ou entregar pessoalmente na sede da Secretaria, localizada na quadra 515 Norte, mediante agendamento. A lista completa de documentos pode ser consultada no site da secretaria.
As papelarias já cadastradas em 2025 que desejam continuar no programa devem verificar suas certidões negativas, como FGTS, GDF, Receita e trabalhista. As empresas com as contas em dia terão o cadastro renovado automaticamente. Aquelas com pendências serão procuradas pela Secretaria para resolver as questões.
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social, destacou que “a cada ano aumentamos o número de papelarias cadastradas no programa, o que amplia o alcance do benefício, ajuda o comércio local e facilita o acesso da população às papelarias próximas de casa”.
O Cartão Material Escolar é um programa gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O benefício varia entre R$ 240 e R$ 320 e é destinado a estudantes da rede pública cujos pais ou responsáveis recebem o Bolsa Família. O valor deve ser usado apenas para comprar materiais escolares conforme a lista atualizada pela Secretaria de Educação.
Para participar é importante manter o Cadastro Único atualizado a cada 24 meses. A inclusão no programa é automática ao cumprir os requisitos, não sendo necessário pedir o benefício em unidades sociais. Se houver algum problema no cadastro, o responsável deve procurar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) próximo.
