O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quarta-feira, 30, que existe uma chance de retomar as conversas com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, após o retorno dele da Europa, onde está em missão oficial.
Segundo Haddad, ele tem tentado contato com Bessent, mas este está atualmente fechando acordos na Europa, e sua equipe pediu um pouco de paciência devido às obrigações do secretário.
Em maio, Haddad se encontrou com Bessent em Los Angeles para discutir as relações econômicas entre Brasil e Estados Unidos. Agora, a partir de sexta-feira, 1º de agosto, está prevista a entrada em vigor de uma tarifa de 50% aplicada pelo governo americano sobre produtos brasileiros vendidos naquele mercado. Até o momento, não há indicações de reversão dessa decisão.
Haddad afirmou que as conversas estão progredindo e acredita que continuarão a evoluir. Ele ressaltou que a decisão americana não representa o fim das negociações, mas sim o início de um diálogo contínuo.
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tem destacado que o principal foco do governo é a negociação e que um plano de contingência será divulgado somente após o prazo de 1º de agosto. Haddad reforçou essa posição nesta manhã.