O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, se pronunciou após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionar Brasília e outras cidades ao declarar estado de emergência em Washington D.C., nesta segunda-feira (11/8). Trump indicou, erroneamente, que Brasília teria uma taxa de 13 homicídios por 100 mil habitantes.
“Brasília é mais segura que Washington D.C.”, afirmou Sandro Avelar. “Em 2024, tivemos a menor quantidade de homicídios registrada na história do DF, desde 1977. Foram 6,9 casos para cada 100 mil habitantes, número que se aproxima das taxas dos países europeus”, explicou o secretário, corrigindo o dado divulgado por Trump.
“De fato, Trump disse a verdade: Brasília é mais segura”, concluiu Avelar, usando ironia em relação à fala equivocada do presidente norte-americano.
Detalhes do Evento
Trump decretou estado de emergência em Washington D.C. neste 11 de agosto.
Para justificar esta ação, comparou as taxas de criminalidade da capital americana com de várias cidades pelo mundo, incluindo Brasília.
Em um dos gráficos apresentados, Brasília aparece com uma taxa de 13 homicídios por 100 mil habitantes, número que não confere com os dados oficiais brasileiros. Segundo a SSP-DF, são 6,9 homicídios por 100 mil pessoas, quase metade do informado por Trump.
Sandro Avelar mencionou que 2024 foi o ano com menos homicídios desde o início das medições no DF, registrando apenas 207 casos.
O Atlas da Violência 2025, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta 11 homicídios por 100 mil habitantes em Brasília, valor maior que o da SSP-DF, mas ainda abaixo do indicado por Trump.
Estado de Emergência em Washington D.C.
Os dados incorretos foram citados por Trump durante o anúncio do estado de emergência em segurança pública na capital dos EUA.
Ele comparou a criminalidade em Washington com a de outros locais, citando cidades como Bagdá, Cidade do Panamá, Brasília, San José, Costa Rica, Bogotá e Cidade do México, afirmando que a taxa na capital americana é superior em relação a esses lugares.
Durante o discurso, Trump também anunciou o envio da Guarda Nacional a Washington D.C. e declarou: “Invoco oficialmente a Seção 740 da Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, vocês sabem o que é, e coloco o Departamento de Polícia Metropolitana de DC sob controle federal direto”.
No domingo (10/8), o presidente dos EUA declarou que as pessoas em situação de rua devem deixar a região imediatamente. Ele disse que refugios serão oferecidos, mas fora da capital, e ameaçou prendê-los, chamando-os de criminosos.