29.5 C
Brasília
quinta-feira, 28/08/2025

Secretário de Tarcísio irá com comitiva a Israel para apoiar o país

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
30 °
29.5 °
21 %
5.1kmh
40 %
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °

Em Brasília

O secretário da Casa Civil do governo do Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Arthur Lima, participará de uma viagem a Israel junto com deputados estaduais. O grupo tem o objetivo de mostrar apoio ao governo israelense em um momento de tensão com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Brasil e Israel estão em desacordo diplomático desde o início do conflito com o grupo Hamas na Faixa de Gaza. O presidente Lula acusa Israel de cometer genocídio contra o povo palestino. Recentemente, Israel reduziu o nível das relações com o Brasil após o governo brasileiro recusar a indicação de um diplomata para a embaixada israelense em Brasília.

A comitiva de São Paulo, que viajará a Israel de 8 a 17 de setembro, é formada por membros da Frente Parlamentar em Defesa da União Brasil e Israel da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ao todo, oito deputados estaduais foram convidados pelo Consulado de Israel em São Paulo para participar. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Estadão.

O presidente da Frente, Danilo Campetti (Republicanos-SP), declarou que a mensagem da viagem é mostrar que São Paulo e a maioria dos brasileiros apoiam Israel. Segundo ele, o governo federal tem uma postura diferente da maior parte da população, e as relações internacionais sob a administração Lula são problemáticas.

Além do secretário Arthur Lima, participam da delegação dois técnicos do governo paulista: o subsecretário de Assuntos Diplomáticos, Samo Sérgio Gonçalves Tosatti, e o assessor internacional da Casa Civil, Bruno Berkiensztat.

A Casa Civil afirmou que Arthur Lima foi convidado pelo Consulado-Geral de Israel e que a missão visa fortalecer as relações e troca de experiências entre as autoridades brasileiras e israelenses. Todas as despesas da viagem serão cobertas pelo Estado de Israel.

Durante a visita, o grupo deve participar de reuniões no parlamento israelense, visitar órgãos do governo e encontrar-se com sobreviventes do ataque do Hamas ocorrido em outubro de 2023, além de familiares de reféns e reféns libertados.

Também fazem parte da comitiva os deputados estaduais Gil Diniz (PL), Lucas Bove (PL), Capitão Telhada (PP), Tenente Coimbra (PL), Oseias de Madureira (PSD), Paulo Mansur (PL) e Dani Alonso (PL), que estará acompanhada pelo marido, o deputado federal Capitão Augusto (PL).

Tarcísio de Freitas é um possível candidato à presidência em 2026 e tem sido crítico da política externa do governo Lula, especialmente sobre as negociações com os Estados Unidos referentes às tarifas aplicadas às exportações brasileiras.

Na crise diplomática recente, Tarcísio encontrou-se com o encarregado de negócios da embaixada dos EUA no Brasil e, no dia 26, com o governador da Geórgia, Brian Kemp. As tarifas foram um dos temas discutidos. No dia seguinte, reuniu-se com o ministro do Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu.

O presidente Lula é visto como persona non grata em Israel devido a declarações comparando a ofensiva israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus pela Alemanha nazista na época de Adolf Hitler.

A tensão aumentou em 25 de setembro, quando o ministro da Defesa israelense compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial que mostrava Lula como um boneco manipulado por Khamenei, líder supremo do Irã, acusando o presidente brasileiro de alinhar o Brasil com regimes como o Irã, que nega o Holocausto e ameaça a existência de Israel.

Conteúdo por Estadão.

Veja Também