O Secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, fez duras críticas nesta terça-feira (30/9) aos generais e almirantes que apresentam excesso de peso. Segundo ele, é inadmissível que oficiais de alta patente estejam com sobrepeso.
O pronunciamento ocorreu durante uma reunião com oficiais superiores do Exército dos Estados Unidos em uma base militar na Virgínia. O encontro foi convocado às pressas na semana anterior e contou com a presença do presidente Donald Trump.
“É totalmente inaceitável que se vejam generais e almirantes acima do peso nos corredores do Pentágono, supervisionando comandos no país e no exterior. Isso transmite uma imagem negativa”, afirmou o secretário.
Por isso, ele exigiu que todos os oficiais de alta patente cumpram os critérios de altura e peso pelo menos duas vezes ao ano, todos os anos.
No mesmo encontro, Donald Trump pediu fidelidade dos militares e mencionou a possibilidade de utilizar o Exército contra um possível “inimigo interno”.
Essa declaração ocorre em um contexto de tensão nos Estados Unidos. Desde o início do ano, tropas militares foram enviadas para alguns estados administrados por governadores democratas para conter protestos e a entrada irregular de imigrantes.