21.5 C
Brasília
domingo, 28/12/2025

Secretaria do Meio Ambiente destaca o DF na proteção do Cerrado

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
21.5 °
68 %
2.6kmh
75 %
dom
31 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
29 °
qui
29 °

Em Brasília

Em 2025, a Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) intensificou suas ações para proteger o bioma Cerrado, combater incêndios, promover sustentabilidade e educação ambiental. O Distrito Federal se destacou na COP 30, fortalecendo sua posição na agenda ambiental nacional.

Durante a 5ª Conferência Distrital do Meio Ambiente, foram discutidas formas de enfrentar a crise climática. O DF expôs suas políticas eficazes de conservação e firmou acordos internacionais para incentivar fontes de energia limpa.

O projeto DF sem Fogo, que usa inteligência artificial para monitorar áreas vulneráveis, ajudou a reduzir em 32,4% o território queimado em comparação a 2024. Esses dados alimentam o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia) e apoiam decisões estratégicas. Iniciativas educativas atingiram mais de 700 estudantes, e campanhas envolveram diversos setores para conscientizar a população.

Houve ainda uma forte ação na educação ambiental em várias regiões do DF. O desmatamento teve uma queda histórica de 95,1%, enquanto 15 mil mudas nativas foram plantadas em locais prioritários. Um edital de R$ 3,8 milhões foi lançado para cuidar dessas áreas.

Gutemberg Gomes, secretário do Meio Ambiente, ressaltou que os avanços são resultado da combinação entre inovação, gestão competente e participação social. “A tecnologia, junto à colaboração das comunidades e instituições, é fundamental para proteger o Cerrado”, afirmou.

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância dessa política dentro das ações do governo local. “Nos dedicamos a uma administração que equilibra crescimento com responsabilidade ambiental. O DF está na frente em soluções sustentáveis que dialogam com o Brasil e o mundo”, destacou.

A Sema-DF também marcou presença em eventos como a Feira do Livro de Brasília e a Campus Party, promovendo debates sobre meio ambiente e sustentabilidade. Realizou seminários sobre participação popular, reflorestamento e criou o Fórum Distrital para prevenir incêndios em 2026. O turismo ecológico ganhou força com o lançamento de um portal de trilhas no DF, e o Campeonato de Pesca reforçou o uso sustentável dos recursos hídricos.

Esses esforços reafirmam o compromisso da Sema-DF com a construção de uma cidade mais verde, resistente e ambientalmente consciente.

*Com informações da Sema-DF

Veja Também