O número de seções eleitorais que sofreram alterações pela Justiça Eleitoral antes do segundo turno aumentou para 394. Essa mudança impacta cerca de 123 mil eleitores em todo o país.
As seções de votação são os espaços onde os eleitores depositam seus votos, geralmente salas dentro de locais como escolas e universidades. Além disso, houve alteração em 106 desses locais de votação, que agregam várias seções.
As alterações afetaram 0,08% do total de seções eleitorais do Brasil. O estado do Pará teve o maior número de mudanças, com 26 seções alteradas, seguido por Minas Gerais com 49 e Ceará com 30. Em São Paulo, foram modificadas 27 seções.
A região Nordeste apresentou o maior número de seções modificadas (127), seguida pelas regiões Norte (103) e Sudeste (97). As regiões Sul e Centro-Oeste foram menos afetadas, com 41 e 26 seções alteradas, respectivamente.
Essas mudanças ocorrem devido a situações excepcionais identificadas pelos tribunais regionais eleitorais, como problemas na infraestrutura dos locais de votação, questões de segurança pública e condições climáticas adversas, incluindo queimadas e fortes chuvas. Em alguns casos, as alterações são preventivas para garantir a segurança dos eleitores.
Em nota conjunta, os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais ressaltaram que essas alterações são extraordinárias e representam um número menor do que nas eleições anteriores. Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Kassio Nunes Marques, o índice de alterações até o momento é 94% menor que o registrado nas eleições gerais anteriores.
Houve confusão na divulgação dos números devido a divergências nos dados apresentados no site do TSE, relacionadas às alterações ocorridas no primeiro turno.
Número de seções alteradas por estado
- Pará: 58
- Minas Gerais: 49
- Ceará: 30
- Piauí: 29
- Paraná: 27
- São Paulo: 27
- Amazonas: 26
- Rio Grande do Norte: 24
- Mato Grosso: 21
- Maranhão: 18
- Espírito Santo: 16
- Rondônia: 14
- Rio Grande do Sul: 12
- Pernambuco: 10
- Paraíba: 8
- Bahia: 6
- Amapá: 5
- Rio de Janeiro: 5
- Goiás: 4
- Santa Catarina: 2
- Sergipe: 2
- Mato Grosso do Sul: 1


