28.5 C
Brasília
segunda-feira, 02/03/2026

Saúde pública do DF começa entrega de aparelhos para problemas respiratórios

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
28.5 °
28.4 °
45 %
1.5kmh
40 %
seg
28 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
25 °
sex
23 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) iniciou, em 25 de fevereiro, a distribuição de aparelhos de ventilação domiciliar para pessoas com dificuldades respiratórias. Entre os equipamentos entregues estão os aparelhos CPAP e BiPAP, que ajudam na respiração.

Esses aparelhos melhoram a qualidade de vida dos pacientes, diminuem o número de internações e facilitam o acompanhamento médico. Um dos locais que recebeu os aparelhos foi o Hospital de Apoio de Brasília (HAB). Dante Brasil, fisioterapeuta do HAB, destacou: “Essa entrega é muito importante. Muitos pacientes com problemas respiratórios precisam desses equipamentos para dormir e, às vezes, durante o dia.”

Para diagnosticar problemas do sono, o exame indicado é a polissonografia. As unidades básicas de saúde (UBS) também oferecem orientações e cuidados para esses casos.

O serviço funciona por meio de um contrato com uma empresa terceirizada, responsável por fornecer e manter os aparelhos. O contrato prevê a entrega de até 600 aparelhos para a rede pública. Além disso, a empresa troca máscaras, cânulas e filtros de ar a cada seis meses ou quando apresentam defeitos.

Um ponto importante é o monitoramento remoto dos dados de uso dos aparelhos, o que permite que a equipe médica acompanhe o tratamento e avalie os resultados. No momento da entrega, os pacientes recebem orientações detalhadas sobre como usar corretamente os dispositivos.

Veja Também