20.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/2024
--Publicidade--

Saúde oferece medicamento preventivo ao HIV para quem não usou preservativo no carnaval; saiba como ter acesso ao tratamento no DF

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
19.2 °
94 %
1kmh
75 %
seg
22 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
20 °

Em Brasília

Profilaxia pós-exposição (PEP) é indicada para reduzir risco de infecções em casos de relação consentida desprotegida e também de violência sexual. Tratamento deve ser iniciado até 72 horas após ato.

Pessoa entrega preservativo para outra — Foto: Breno Esaki/Arquivo Agência Saúde

Quem teve relação sexual durante ocarnaval sem preservativo – por descuido ou porque a proteção estourou ou foi mal colocada – pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) para começar a profilaxia pós-exposição (PEP).

tratamento gratuito é uma forma de prevenir a infecção pelo HIV. São usados medicamentos que fazem parte do coquetel administrado no tratamento da Aids para pessoas que entraram em contato com o vírus. Mas é fundamental que a PEP seja iniciada até 72 horas depois do ato sexual.

Como é o tratamento?

A PEP é indicada para reduzir risco de infecções em casos de relação consentida desprotegida e também de violência sexual ou para pessoas que tiveram contato com o material biológico em acidente de trabalho.

A prevenção está disponível nos setores de urgência e de emergência das unidades de pronto atendimento (UPAs), nos hospitais e no Núcleo de Testagem e Aconselhamento, que fica na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

  • O tratamento deve começar, no máximo, 72 horas após o ato sexual
  • Os medicamentos para impedir a infecção precisam ser tomados durante 28 dias, sem parar, e sempre com orientação médica

Pré-exposição

Também está disponível na na rede pública de saúde, a profilaxia pré-exposição (PrEP), que é o tratamento com o uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. A PrEP faz parte das estratégias de prevenção combinada do vírus.

Quem pode usar?

De acordo com o Ministério da Saúde, deve-se considerar usar a PrEP:

  • Gays e outros homens que fazem sexo com homens
  • Pessoas trans
  • Trabalhadores (as) do sexo

E, além disso, pessoas que:

Frequentemente deixam de usar camisinha em suas relações sexuais (anais ou vaginais);

  • Têm relações sexuais, sem camisinha, com alguém que seja HIV positivo e que não esteja em tratamento
  • Fazem uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV)
  • Apresentam episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A PrEP está disponível no Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas (Cedin) e na Policlínica de Taguatinga. A dispensação do tratamento para quem for atendido na rede privada ou em outro serviço é na Policlínica do Lago Sul, Policlínica de Taguatinga, Policlínica de Ceilândia e Farmácia Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -