19.5 C
Brasília
sábado, 23/08/2025

Saúde marca presença na conferência de políticas para mulheres

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
45 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
30 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
23 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal participou da 5ª Conferência Distrital de Políticas para Mulheres realizada no sábado, 23 de agosto. O evento, que ocorreu em frente à Biblioteca Nacional, tem como objetivo fortalecer e ampliar as políticas públicas voltadas para as mulheres, trazendo mais democracia, igualdade e conquistas para todas.

A conferência vai ajudar na construção do III Plano Distrital de Políticas Públicas para Mulheres e irá eleger a delegação que representará o Distrito Federal na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Este encontro busca fortalecer a participação social e promover a gestão democrática destas políticas.

O evento é organizado em três temas principais: prevenção e combate à violência contra as mulheres; promoção da diversidade, interseccionalidade e justiça; e participação política, paridade e fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.

Na abertura, a secretária-executiva de Assistência à Saúde, Edna Maria Marques, destacou a importância da saúde da mulher como pilar para a igualdade de direitos. Segundo ela, a secretaria tem trabalhado para garantir que as mulheres tenham acesso a serviços qualificados e humanizados, desde a infância até a terceira idade, com atenção especial para saúde mental, planejamento reprodutivo, maternidade segura, climatério e envelhecimento saudável.

Edna Maria Marques também ressaltou que a saúde da mulher é uma questão de justiça social e reafirmou o compromisso da Secretaria de Saúde em ampliar políticas públicas que promovam a vida, a saúde e o bem-estar das mulheres no Distrito Federal.

Saúde da mulher

A Secretaria de Saúde oferece cuidados completos à saúde da mulher por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), começando pelas unidades básicas de saúde (UBSs), que são o primeiro contato. Os serviços incluem consultas de rotina, pré-natal qualificado, rastreamento de câncer, prevenção de doenças crônicas, além de atenção ao climatério, menopausa e envelhecimento saudável.

Além disso, há serviços especializados em ginecologia, obstetrícia de alto risco, atendimento humanizado, saúde mental e emergências. Programas específicos como planejamento reprodutivo e aleitamento materno, com apoio de bancos de leite humano, também fazem parte das ações, garantindo equidade no atendimento.

*Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Veja Também