A Secretaria de Saúde do Distrito Federal participou no dia 28 do XIX Fórum Internacional de Administração, que aconteceu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O evento reuniu gestores públicos, profissionais, pesquisadores e líderes do Brasil e do exterior para debater assuntos relacionados ao avanço na área de gestão.
Com o tema “Legado, Futuro e Espiritualidade”, o fórum ressaltou a importância do administrador na criação de organizações mais éticas, tecnológicas e voltadas para as pessoas. O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, participou de um painel sobre gestão na saúde na era digital, focando em liderança com propósito e inovação em benefício da população.
Juracy Lacerda destacou que a conectividade traz benefícios tanto assistenciais quanto financeiros, devendo ser vista como uma estratégia de governo. Ele defendeu a unificação dos sistemas da pasta e alertou que a falta de inteligência de dados prejudica decisões precisas. Para ele, a conectividade é fundamental para alcançar objetivos essenciais na saúde pública.
No evento, Juracy Lacerda, o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, e o coordenador de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Saúde, Lucas Bahia, receberam a Medalha do Mérito do Jubileu de Diamante da Administração. A honraria reconhece administradores e profissionais que contribuíram significativamente para o setor.
Rodrigo Vidal destacou que a medalha é um reconhecimento importante, concedida a quem demonstra princípios de governança, liderança ética e compromisso com eficiência e transformação institucional. A distinção foi entregue em comemoração aos 60 anos da regulamentação da profissão no Brasil, entre 1965 e 2025.
Lucas Bahia ressaltou o trabalho feito na Secretaria nas áreas de planejamento, monitoramento, orçamento e avaliação, com foco na transparência e no fortalecimento das práticas de gestão dentro do Sistema Único de Saúde.
Cerca de cem servidores da Secretaria de Saúde participaram do XIX FIA, convidados pelo Conselho Regional de Administração do DF, numa ação voltada para a atualização e aperfeiçoamento de técnicos e gestores da rede pública.
Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
