28.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/08/2025

Saúde incentiva evento para apoiar a amamentação

Brasília
céu limpo
28.5 ° C
28.9 °
28.1 °
17 %
4.1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
30 °

Em Brasília

Sofia de Araújo, uma jovem mãe de 19 anos, está amamentando seu filho José Miguel há dois meses. Seu leite beneficia outros bebês também, pois ao perceber que produzia mais do que precisava, ela se cadastrou no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para doar o excesso.

Sofia foi homenageada em um evento chamado AmamentAção, realizado na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia, na última quarta-feira (20). Ela falou sobre a importância do reconhecimento às mães no período pós-parto, que muitas vezes se sentem desamparadas.

A nutricionista Natália Gouvêa, do Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Ceilândia, ressaltou que as medalhas entregues às doadoras simbolizam o valor que elas têm para a saúde pública e a sociedade.

Ela destacou que doar leite materno é um gesto de amor e esperança, considerando o esforço que as mães dedicam, mesmo enfrentando noites sem sono, ansiedade e outras dificuldades dessa fase.

O encontro, parte do Agosto Dourado — mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno —, reuniu mães e gestantes e foi organizado pela Secretaria da Mulher, com apoio das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social. A iniciativa visa informar as mulheres sobre seus direitos e esclarecer dúvidas sobre amamentação.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, lembrou que amamentar é um direito e essencial para a saúde do bebê. Ela enfatizou o compromisso do Governo do Distrito Federal em oferecer suporte e políticas públicas que incentivem e valorizem as doadoras de leite materno.

Para tornar o evento acolhedor, foram oferecidos serviços como massagem, pintura gestacional, cortes de cabelo, maquiagem, testes para infecções sexualmente transmissíveis e vacinação.

Renata d’Aguiar, subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher, destacou a importância de cuidar das mães que estão em meio à correria do dia a dia.

Qualquer mulher saudável que esteja amamentando pode se tornar doadora de leite materno, independentemente da idade do bebê. No Distrito Federal, a coleta é realizada em casa e as doações podem ser entregues em 14 unidades de saúde da região.

O leite doado é fundamental para a sobrevivência e o crescimento de bebês prematuros ou com baixo peso que estão em unidades de terapia intensiva neonatal, ajudando a protegê-los contra doenças e a reduzir a mortalidade infantil.

Informações fornecidas pela Secretaria de Saúde

Veja Também