O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentaram, na sexta-feira (14), o relatório intitulado “Saúde e Mudanças Climáticas: Implementando o Plano de Ação em Saúde de Belém” durante a COP30, que ocorre em Belém, capital do Pará.
Este documento dá continuidade ao Plano de Ação em Saúde de Belém, que visa adaptar o Sistema Único de Saúde (SUS) às mudanças climáticas, integrando esforços em níveis internacional, nacional e regional para fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também divulgou o AdaptaSUS, um plano de adaptação do setor saúde às mudanças climáticas, e a Agenda Estratégica Mais Saúde Amazônia, iniciativas que preparam o sistema de saúde para os impactos climáticos.
“O plano de ação em Belém baseia-se em evidências científicas e busca implementar adaptações nos sistemas de saúde para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Essa ação também combate o negacionismo presente atualmente no mundo”, destacou o ministro.
A COP30 segue até 21 de novembro, reunindo representantes de 194 países e da União Europeia para discutir questões relevantes sobre o clima e seus impactos.
