FOLHAPRESS
A cidade de São Sebastião, localizada no litoral de São Paulo, teve a maior temperatura do estado na segunda-feira (12), chegando a 41,8°C, segundo a Defesa Civil de São Paulo, com dados do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Outras regiões também sentiram calor intenso. Em Pariquera-Açu, fez 39,4°C; em Miracatu, 38,9°C; Pedro de Toledo, 38,2°C; e Registro, 38,1°C. No interior, as maiores temperaturas foram em São Simão (37,8°C), Juquiá (37,8°C), Iguape (37,6°C) e Capivari (36,1°C).
Na capital, a máxima foi de 34,3°C. Na Região Metropolitana de Campinas, cidades como Sumaré, Hortolândia, Americana e Piracicaba também registraram mais de 35°C.
Para terça-feira (13), a previsão é de sol com muitas nuvens e sensação de calor abafado em todo o estado. Ao longo do dia, a mistura de calor, umidade alta e um cavado meteorológico pode causar pancadas isoladas de chuva com raios e vento forte.
Em São Paulo, o termômetro deve variar entre 21°C e 31°C. Em Jales, no noroeste, a mínima deve ser 22°C e a máxima chegar a 30°C.
No Rio de Janeiro, também foi registrado calor forte na segunda-feira (12), com praias cheias e pessoas buscando sombra, segundo o sistema Alerta Rio. A estação de Santa Cruz indicou 41,4°C, superando os 40,1°C do domingo (11).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anotou 40,8°C na Vila Militar e 41°C em Seropédica, ambas na zona oeste do Rio.
O calor mudou a rotina nas praias de Copacabana, Arpoador e Ipanema, que estiveram mais movimentadas, com turistas ainda na cidade após o ano novo. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) liberou o banho em 20 praias da capital.
A prefeitura do Rio manteve a cidade no nível 3 de calor, indicando temperaturas entre 36°C e 40°C por mais de três dias seguidos. O nível 4 pode levar a cancelamento de eventos e aulas.
O governo Cláudio Castro (PL) iniciou a distribuição de água para trabalhadores e moradores em situação de rua na região metropolitana como medida emergencial.
Dicas para se proteger do calor intenso
- Beba água com frequência, mesmo sem sede;
- Evite exercícios nas horas mais quentes;
- Use roupas claras, leves e protetor solar;
- Busque locais com sombra e ventilação;
- Cuide bem de crianças, idosos e animais;
- Em dias de chuva, fique atento à Defesa Civil;
- Em emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193).
