A Secretaria da Saúde de São Paulo informou que agora vai disponibilizar remédios feitos com canabidiol, um componente da cannabis, para tratar mais de 30 doenças e transtornos na rede pública.
Antes, quem precisava desse tratamento precisava recorrer à Justiça. Agora, será possível conseguir a receita médica mais facilmente na rede pública da cidade.
O tratamento com canabidiol será inicialmente para pacientes com casos graves ou que não respondem a outros tratamentos. Entre as doenças atendidas estão epilepsia, dores crônicas, doenças que afetam o sistema nervoso, transtorno do espectro autista e problemas reumatológicos.
Prescrição
Apenas médicos treinados e autorizados poderão prescrever o uso do remédio à base de cannabis. A Secretaria está preparando esses profissionais para que possam indicar o tratamento de forma segura.
As farmácias municipais específicas serão as responsáveis pela entrega do medicamento. Para usar o canabidiol, o paciente precisa levar receita médica, receita especial azul (B1), cartão do SUS ou CPF e um termo de consentimento assinado. As farmácias que vendem os produtos estão disponíveis na plataforma “Remédio na Hora”.
Serão oferecidas cinco versões do canabidiol em gotas: Full Spectrum com 200mg/ml e 100mg/ml (com até 0,2% de THC) e Broad Spectrum com 200mg/ml, 100mg/ml e 50mg/ml (sem THC).
Segundo a Secretaria da Saúde, o uso medicinal da cannabis segue todas as regras da legislação atual e da Anvisa.
Com informações da Agência Brasil