Uma frente fria chegará a São Paulo a partir de segunda-feira, 19, trazendo ar polar mais intenso que o habitual para janeiro. Isso fará o clima da capital e regiões próximas ficar mais fresco, com sensação de outono mesmo no verão, segundo a Climatempo.
A previsão indica uma semana diferente para janeiro, com temperaturas mais baixas e chuvas frequentes entre segunda e sexta-feira. A temperatura mínima na cidade deve variar entre 15°C e 17°C.
O vento frio de origem polar causará a queda do termômetro e, junto com a umidade, manterá o clima fresco e incomum para o mês.
Além da capital, outras regiões do estado, como o Vale do Ribeira, Sorocaba, Vale do Paraíba, Campos do Jordão e litoral, também sentirão o frio e terão temperaturas abaixo da média. No sul e leste paulista, a previsão é de nebulosidade forte e chuvas constantes nos próximos dias.
Desde o começo de dezembro, as chuvas já causaram a morte de 11 pessoas no estado. A Defesa Civil atualizou esse número no último sábado, 17, quando o corpo de um homem que teve o carro levado pela enxurrada na zona sul da capital foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros.
Além de São Paulo, as chuvas causaram vítimas em municípios como Campos do Jordão, Guarulhos, Juquitiba, Bauru, Ilhabela e Franca.
