A cidade de São Paulo teve nesta quinta-feira, 25 de dezembro, a temperatura mais alta do ano, alcançando 35,9°C. Antes, o recorde de 2025 era de 35,1°C registrado em 6 de outubro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outra medição, feita pelo Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, mostrou que a média de temperaturas das estações foi de 35,6°C, a maior para o mês de dezembro desde 2004, quando começaram as análises.
O recorde foi quebrado duas vezes no mesmo dia: às 15h a temperatura chegou a 35,7°C e, uma hora depois, subiu para 35,9°C.
Essas medidas vieram da estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo.
O ponto mais quente do dia foi na Mooca, onde fez 38,8°C, segundo dados oficiais da Prefeitura.
A região Centro-Oeste e Sudeste está sob a influência de ar quente e úmido, trazendo dias com muito sol e temperaturas elevadas durante a tarde na capital e na Região Metropolitana.
O boletim meteorológico aponta que essa situação deve continuar nos próximos dias, com chances de novas máximas recordes do ano.
Na segunda-feira, 29, o Inmet prevê que o termômetro pode chegar a 37°C, superando o recorde de hoje.
Na sexta-feira, 26, a madrugada será quente e abafada, com sol forte ao longo do dia, favorecendo temperaturas acima de 34°C.
À tarde, a chegada da brisa do mar pode formar chuvas rápidas e isoladas.
Recorde de calor também no Rio
A capital do Rio de Janeiro atingiu a máxima de 40,1°C na estação de Guaratiba, zona oeste, segundo o sistema Alerta Rio. Essa foi a temperatura mais alta desde 6 de outubro, data em que o termômetro também marcou 40,1°C.
Esta é a segunda vez na semana que o Rio chegou a 40 graus; a primeira foi na terça-feira passada.
O recorde anual de calor no Rio de Janeiro foi em 17 de fevereiro, com 44,0°C.
Estadão Conteúdo

