Folhapress
Os moradores de São Paulo devem se preparar para uma mudança no clima a partir da noite deste domingo (28). Depois de dias muito quentes, a previsão indica chuva para o final de dezembro, com possibilidade de alagamentos na segunda-feira (29).
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, há risco de raios, vento forte com rajadas acima de 50 km/h e até granizo em algumas áreas. No domingo à tarde, a chuva já começou a cair na zona norte da capital e em cidades próximas, como Guarulhos.
O CGE alerta para possíveis quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de tempestade para o estado de São Paulo, que inclui o Paraná e grande parte de Santa Catarina.
A combinação da brisa do mar que entra pelo sul da cidade com o ar quente e úmido pode causar chuvas de intensidade moderada a forte. A temperatura deve diminuir gradualmente, dando lugar a um sistema de instabilidade que vai atingir toda a região metropolitana, conforme o CGE.
A madrugada de segunda-feira terá céu nublado e temperatura em torno de 22°C. De manhã, o sol deve aparecer, mas o céu permanecerá com muitas nuvens, e há chance de chuvas fracas e isoladas.
À tarde, espera-se chuva forte, com risco de queda de árvores, alagamentos e aumento do nível de rios e córregos. A temperatura máxima pode chegar a 31°C.
Na terça-feira (30), as temperaturas ainda estarão altas, mas menores do que nos dias anteriores, com máxima prevista de 29°C.
À tarde, pancadas de chuva intensas poderão ocorrer, acompanhadas de trovoadas, raios, vento forte e possibilidade de granizo. Será necessário estar atento para alagamentos difíceis de atravessar, elevação dos rios e queda de árvores.
No domingo, São Paulo registrou a maior temperatura do ano e o dia mais quente para um mês de dezembro desde que as medições começaram em 1943. A estação do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte, marcou 36,3°C às 15h.
Esse recorde veio dois dias após o último, que foi de 36,1°C na sexta-feira (26). Antes disso, o maior registro para dezembro era de 35,6°C, medido em 3 de dezembro de 1961.
A onda de calor aumentou em 60% o consumo de água no estado de São Paulo nesta semana. Devido ao elevado uso, os reservatórios que abastecem a Grande São Paulo estão com apenas 26% da capacidade, informou o governo do estado.

