SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
A cidade de São Paulo pode registrar a temperatura mais alta para o mês de dezembro desde 1943, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
O órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária prevê que a temperatura máxima alcance 38°C, enquanto a mínima deve ficar em 23°C.
Se confirmada, essa será a terceira vez em menos de uma semana que São Paulo bate recorde de calor no mês.
Na sexta-feira (26), o Inmet registrou 36,2°C às 15h, a maior temperatura do ano e para dezembro desde o início da medição em 1943.
No dia anterior, a temperatura alcançou 35,9°C no Mirante de Santana, na zona norte, onde o Inmet realiza suas medições oficiais.
No sábado (27), a temperatura máxima foi de 35,1°C às 15h na estação meteorológica.
A região metropolitana de São Paulo está sob alerta vermelho do Inmet, indicando grande risco devido às altas temperaturas.
O instituto informa que a onda de calor, caracterizada por temperaturas 5°C acima da média por mais de cinco dias, deve continuar até segunda-feira (29).
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura, entre a tarde e o início da noite de domingo, há previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem ser fortes, com possibilidade de granizo e rajadas isoladas de vento.
Para quem está na praia no feriado de Ano-Novo, é importante usar protetor solar e cuidar da saúde. Em Santos, na Baixada Santista, a temperatura máxima deste domingo pode chegar a 38°C, enquanto em Ubatuba, no litoral norte, os termômetros devem marcar até 35°C.
O calor intenso deve continuar até o final do ano. Na quarta-feira (31), a previsão para o litoral paulista é de máxima de pelo menos 33°C.
Alerta no Brasil
O Inmet emitiu um alerta de grande perigo para uma onda de calor que afeta 1.284 municípios no Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, o norte do Paraná, sul de Minas Gerais e Espírito Santo.
Este é o alerta mais grave do instituto, válido até segunda-feira, indicando risco à saúde. Com a chegada de uma frente fria, há previsão de chuvas no Sudeste no início da próxima semana, o que pode influenciar a temperatura, mas o clima deve continuar quente.

