24.5 C
Brasília
domingo, 22/02/2026

SanitÁria apreende remédios irregulares em clínica veterinária do DF

Brasília
chuva fraca
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
19 °

Em Brasília

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa) realizou uma operação para recolher uma grande quantidade de medicamentos irregulares em uma clínica veterinária, com apoio da Polícia Militar do DF, após receber uma denúncia anônima.

Foram confiscados centenas de produtos sem registro sanitário ou com validade vencida. Entre eles, estavam remédios para emagrecer, como caixas de tirzepatida de marcas estrangeiras e manipulados sem aprovação da Anvisa. Também foram encontrados hormônios e anabolizantes, como ampolas de somatropina, testosterona e outros esteroides sem comprovação de origem, além de soluções diluentes e medicamentos vencidos.

Felipe Randall’s Silva Pereira, gerente de medicamentos da Vigilância Sanitária, alertou que a Anvisa proibiu a venda e ordenou apreensão de tirzepatida importada, pois esses produtos não têm autorização no Brasil. Ele destacou que produtos de origem desconhecida não garantem qualidade e segurança, especialmente remédios injetáveis e estéreis que precisam passar por rigoroso controle.

A clínica foi autuada por descumprir leis federais e todo o material apreendido foi lacrado para ser destruído conforme a lei.

Segundo a Portaria nº 344/1998 do Ministério da Saúde, medicamentos controlados como esses só podem ser vendidos em locais autorizados, prescritos por médicos, e comercializados em farmácias e drogarias legalizadas. A venda em clínicas veterinárias ou de estética é proibida, como ressaltou a diretora da Vigilância Sanitária, Olivé.

Olivé reforçou que a população deve sempre verificar o registro dos remédios e desconfiar de promessas milagrosas ou preços muito baixos.

Informações da Secretaria de Saúde (SES-DF).

Veja Também