Os valores do petróleo caíram nesta segunda-feira (27) enquanto o mercado aguarda o impacto das sanções que os Estados Unidos aplicaram recentemente contra empresas petrolíferas da Rússia.
O barril de Brent, usado como referência no mar do Norte, para entrega em dezembro, teve uma queda de 0,49%, ficando em 65,62 dólares.
Já o barril de West Texas Intermediate (WTI), que representa o petróleo americano para o mesmo mês, fechou com uma leve baixa de 0,31%, a 61,31 dólares.
Na última quarta-feira, o governo americano impôs sanções contra duas grandes empresas russas do setor de petróleo, Rosneft e Lukoil, buscando diminuir os lucros da Rússia e pressioná-la a negociar um cessar-fogo na Ucrânia.
O documento do Tesouro dos EUA menciona medidas como sanções secundárias contra bancos estrangeiros que façam negócios com essas empresas sancionadas, incluindo instituições na China e Índia.
Desde o anúncio dessas sanções, o preço do barril de Brent teve uma alta próxima de 7%.
Gregory Brew, do Eurasia Group, avaliou que um aumento expressivo acima de 70 dólares é improvável até que o efeito real das sanções fique claro.
Gregory Brew também comentou que o resultado dessas medidas vai depender da determinação dos Estados Unidos, pois as empresas russas já têm experiência em driblar sanções ocidentais.
Uma melhora nas relações comerciais entre os dois maiores consumidores de petróleo do mundo é vista como benéfica para a demanda, o que poderia ajudar a sustentar os preços do petróleo.
Fonte: AFP
