O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) estará presente em dois importantes eventos esportivos em Brasília neste fim de semana para oferecer atendimento rápido e seguro à população. As equipes atuarão na 53ª Corrida de Reis, no sábado (31), e na final da Supercopa Rei, no domingo (1º/2).
Durante a Corrida de Reis, uma das provas de rua mais tradicionais do país, o Samu-DF terá uma unidade de suporte básico (USB) e quatro motocicletas posicionadas perto da largada, no Palácio do Buriti, a partir das 17h. Cerca de 20 mil atletas participarão da prova, que termina no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson. As equipes serão compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, preparados para agir em emergências.
O Samu-DF explica que, em situações como esta, é organizado um plano de contingência para que as equipes estejam próximas dos locais de maior necessidade.
Na final da Supercopa Rei, que será disputada entre Flamengo e Corinthians, o atendimento será reforçado com um veículo de intervenção rápida (VIR), uma USB e quatro motocicletas, contando com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. O atendimento será realizado na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, que espera receber 70 mil torcedores.
O Samu-DF faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências e presta atendimento pré-hospitalar móvel em casos clínicos, traumáticos, cirúrgicos e psiquiátricos. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 192, oferecendo orientações e enviando equipes especializadas.
Vinculado à Secretaria de Saúde (SES-DF), o Samu-DF conta com ambulâncias, motocicletas e um helicóptero aeromédico para garantir socorro eficiente.
Para os participantes da Corrida de Reis, os profissionais de saúde recomendam cuidados especiais para evitar desidratação e lesões durante a prova.
Informações da Secretaria de Saúde
