Talvez você não saiba, mas a Microsoft lucra muito com o Android, graças a inúmeras patentes e acordos de licenciamento. O valor sempre foi um segredo total, mas um processo que teve seus termos divulgados com a Samsung dá alguma ideia da quantia. A coreana, só em 2013, pagou US$ 1 bilhão à desenvolvedora do Windows.
As duas empresas mantinham dois contratos, assinados em 2011, antes de a Samsung se tornar tão dominante no mercado de Android quanto hoje. No ano passado, porém, a coreana ficou insatisfeita e tentou não pagar o que foi definido em acordo, mas acabou cedendo.
O argumento da Samsung é que a compra da Nokia pela Microsoft invalidaria o contrato de colaboração entre as duas. No entanto, claro que a empresa do Windows não concordou e agora pede compensação de US$ 6,9 milhões em juros pelo atraso do pagamento no ano passado.
A situação é especialmente intrigante pelo fato de que Samsung e Microsoft são parceiras em muitos outros ramos, já que a coreana também produz celulares com Windows Phone e tablets e PCs com Windows.
Fonte: Olhar digital