19.5 C
Brasília
terça-feira, 02/12/2025

Saída temporária libera 1.200 presos do CDP de São José do Rio Preto

Brasília
nublado
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
100 %
3.6kmh
100 %
ter
27 °
qua
22 °
qui
21 °
sex
23 °
sáb
23 °

Em Brasília

Lei prevê que detentos possam sair até cinco vezes por ano dos presídios.
Detentos que não retornarem à unidade serão considerados foragidos.

Cerca de 1.200 presos deixaram o Centro de Detenção Provisória em São José do Rio Preto(SP) na manhã desta quinta-feira (18). Esse é um benefício previsto por lei que dá direito aos detentos a cinco saídas temporárias no ano.

A lei de execuções penais no Brasil prevê que o detento que estiver no regime semi-aberto seja autorizado a ter cinco saídas temporárias previstas na lei. Essas datas não precisam constar no calendário de datas comemorativas por isso a saída foi negociada entre a direção do presídio e o juiz que coordena a Vara de Execuções Penais da comarca em Rio Preto.

Os detentos começaram a deixar a unidade por volta das 6h desta quinta-feira (18), 23 deles deixaram a unidade usando tornozeleiras eletrônicas e devem retornar ao presídio no dia 24 de junho às 16h. Quem não voltar é considerado foragido da Justiça. Na última saída autorizada pelo presídio em março, 39 presos não retornaram à penitenciária.

g1

Veja Também