Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra
O eclipse lunar total com ‘Lua de Sangue’ aconteceu neste domingo, 15, e atinge seu ápice na madrugada desta segunda-feira, 16. Este foi o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021. Não conseguiu ver esse? Saiba quando será o próximo eclipse e se ele será visível no Brasil.
O que é um eclipse lunar total?
Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.
A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. É isso que faz com que a Lua fique num tom de vermelho durante o eclipse. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.
De acordo com a Nasa, este fenômeno faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.
Como ver o eclipse?
Ainda segundo as recomendações da Nasa, é necessário usar telescópios ou binóculos para enxergar o fenômeno. Não é recomendado olhar para o sol a olho nu, sem equipamentos adequados. Caso não tenha nenhum desses equipamentos, a recomendação da NASA é construir um projetor pinhole, que funciona de forma similar a uma câmera: a luz passa por um orifício e projeta uma imagem reversa na superfície oposta. O projetor pode ser feito com materiais simples, como uma caixa de cereais, folha de papel branco, folha de alumínio e alfinetes.
Quando vai acontecer outro eclipse em 2022?
- O próximo eclipse solar parcial será no dia 25 de outubro de 2022, mas não deve ser visto do Brasil.
- O próximo eclipse lunar total será em 8 de novembro de 2022 e será parcialmente visto no Brasil.