O porta-voz da presidência da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou, nesta segunda-feira (24/11), não ter recebido o texto oficial da versão dos Estados Unidos, discutido com a Ucrânia no domingo (23/11).
Representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia se reuniram em Genebra para discutir a proposta de paz apresentada pelo presidente norte-americano Donald Trump. Segundo a Casa Branca, as delegações elaboraram uma estrutura de paz “atualizada e refinada”.
“Ainda não vimos nenhum plano, apenas lemos as declarações emitidas após as discussões realizadas em Genebra”, disse Peskov ao jornal Tass. “Ainda não recebemos nada oficialmente.”
O Kremlin ressaltou que “alguns ajustes foram feitos no texto previamente enviado a Moscou”.
A Casa Branca divulgou uma declaração conjunta sobre as discussões entre EUA e Ucrânia em Genebra, afirmando que as conversas “foram construtivas, focadas e respeitosas, demonstrando o compromisso mútuo de alcançar uma paz justa e duradoura”.
O secretário de Estado, Marco Rubio, declarou a repórteres que a reunião foi a “mais produtiva e significativa de todo o processo até agora”.
Segundo a Casa Branca, as decisões finais no âmbito do plano serão tomadas pelos presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos.
A proposta prevê amplas concessões territoriais à Rússia e rígidas condições militares impostas por Washington, enquanto Moscou, sob Vladimir Putin, mantém uma posição estratégica.
Na rede Truth Social, o presidente Trump afirmou nesta segunda que possivelmente estão ocorrendo avanços positivos nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, porém recomendou cautela até que os resultados sejam confirmados.
