O governo da Rússia decidiu limitar as chamadas de áudio e vídeo nos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, alegando que essa medida visa a prevenção de crimes.
A medida foi anunciada na quarta-feira (13/8) pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (Roskomnadzor).
Autoridades russas afirmam que as chamadas realizadas nesses apps têm sido utilizadas por criminosos para aplicar golpes e para envolver cidadãos em atos de sabotagem e terrorismo.
Em entrevista para a mídia estatal russa, o vice-presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital do Rússia, Rifat Sabitov, explicou que a decisão foi tomada devido à falta de cooperação das plataformas.
“Empresas como Telegram e WhatsApp não atendem às exigências das autoridades regulatórias russas, não respondem às solicitações do Ministério Público e não bloqueiam canais evidentes de phishing e fraudes”, afirmou Sabitov.
O Ministério do Desenvolvimento Digital informou que as chamadas no WhatsApp e Telegram poderão voltar a funcionar no país, caso as empresas atendam às demandas da legislação local, porém, não especificou quais são essas exigências.