16.5 C
Brasília
terça-feira, 17/06/2025




Rússia eleva taxa de juros para 5% com risco inflacionário e geopolítico

Brasília
céu pouco nublado
16.5 ° C
16.5 °
15 °
83 %
1.1kmh
15 %
qua
26 °
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
21 °

Em Brasília

O aumento maior que o esperado foi puxado pela moeda fraca, inflação alta e tensões diplomáticas do país

Sede do banco central da Rússia em Moscou (Maxim Shemetov/Reuters)

O banco central da Rússia elevou sua taxa básica de juros para 5% nesta sexta-feira, 23, um salto maior do que o esperado num contexto de rublo fraco, inflação alta e riscos geopolíticos, sinalizando que mais aumentos devem vir à frente.

A decisão de aumentar a taxa, que estava em 4,5%, veio em desacordo com a previsão da maioria dos analistas consultados pela Reuters, que previam um aumento moderado de 25 pontos-base depois que uma nova onda de sanções atingiu o rublo, enquanto a inflação dava poucos sinais de desaceleração.

“A rápida recuperação da demanda e a elevada pressão inflacionária exigem um retorno mais rápido à política monetária neutra”, disse o banco em um comunicado.

O banco central russo elevou os juros pela segunda vez este ano, com a inflação, sua principal área de responsabilidade, acelerando para 5,8% em março, seu maior patamar desde 2016.




Veja Também