19.5 C
Brasília
sábado, 31/01/2026

Rússia derruba 221 drones ucranianos em ataque a várias regiões

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °
ter
24 °
qua
20 °

Em Brasília

A Rússia sofreu um grande ataque de drones nesta sexta-feira (12/9), com Moscou e Leningrado sendo as principais áreas afetadas. As defesas aéreas russas conseguiram interceptar 221 drones não tripulados vindos da Ucrânia em diferentes partes do país, segundo o jornal The Kyiv Independent.

O ataque provocou um incêndio em um navio no Porto de Primorsk e danificou uma instalação da Lukoil em Smolensk. Moradores de Leningrado relataram que esse foi um dos ataques mais significativos na região desde o começo do conflito, em 2022.

Cerca de 30 drones foram abatidos sobre o Oblast de Leningrado, conforme informou o governador Alexander Drozdenko. Fragmentos dos drones caíram em várias localidades em Tosno, uma cidade próxima a São Petersburgo, sem causar vítimas ou danos, disse Drozdenko. Destroços também foram encontrados em vilas próximas como Vsevolozhsk, Pokrovskoye e Uzmino.

O incêndio no navio no Porto de Primorsk foi controlado, e não há riscos de vazamento ou inundações, garantiu Drozdenko. Primorsk é o maior porto russo para exportação de petróleo no Mar Báltico.

Devido à ameaça dos drones, o Aeroporto Pulkovo de São Petersburgo foi fechado, causando a interrupção ou cancelamento de quase 50 voos.

Na capital, pelo menos nove drones foram abatidos próximo a Moscou, informou o prefeito Sergey Sobyanin. Ele mencionou em sua rede social Telegram que equipes de emergência foram enviadas até os locais onde os destroços caíram, mas não deu detalhes sobre danos causados.

Até o momento, as forças militares da Ucrânia não se posicionaram sobre esse ataque.

Veja Também