21.5 C
Brasília
segunda-feira, 03/11/2025




Rússia critica EUA por ataque a navios no Caribe e apoia Venezuela

Brasília
nuvens quebradas
21.5 ° C
21.5 °
20 °
84 %
2.6kmh
75 %
ter
27 °
qua
33 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
22 °

Em Brasília

A Rússia repudiou o uso excessivo da força pelos Estados Unidos em ataques a embarcações em águas internacionais no Caribe, próximas à costa da Venezuela. Nesta segunda-feira (3/11), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, desaprovou a ação dos EUA de bombardear navios em alto-mar com a justificativa de combater o narcotráfico.

“Condenamos firmemente o uso exagerado da força nas operações antidrogas. Essas ações infringem o direito internacional”, declarou Zakharova em comunicado.

A Rússia demonstrou profunda preocupação diante do aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela. Desde agosto, os EUA vêm realizando ofensivas com o apoio de caças F-35, lançando mísseis e bombardeios em embarcações próximas da costa venezuelana, no Caribe, além de ataques recentes no Oceano Pacífico.

O comunicado russo surgiu após a Organização das Nações Unidas (ONU) também condenar a intensificação dos ataques nas proximidades da Venezuela e pedir que o governo dos EUA respeite o direito internacional, evitando atacar e matar pessoas que não representam ameaça em embarcações.

A Rússia ressaltou que as ações dos EUA podem causar sérios problemas para a estabilidade regional, defendendo a soberania da Venezuela. “Apoiamos a liderança da Venezuela na proteção de sua soberania nacional, considerando a dinâmica da situação internacional. Continuaremos colaborando de forma estreita”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo.

O suporte da Rússia à Venezuela é evidenciado nas negociações e na aliança estratégica entre os dois países, que atualmente enfrentam sanções significativas e buscam fortalecer suas relações bilaterais para contornar as restrições impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia.




Veja Também