22.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Rússia apoia Brics após críticas de Trump ao Brasil e Índia

Brasília
céu limpo
22.5 ° C
23.1 °
22.5 °
57 %
4.6kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °

Em Brasília

Um dia depois das críticas do governo de Donald Trump ao Brasil e à Índia, a Rússia defendeu o grupo Brics, rejeitando a ideia de que o bloco de economias emergentes adote políticas contra os Estados Unidos ou quaisquer outros países. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (31/7) pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista à mídia estatal russa.

Segundo Peskov, “Os Brics não respondem a ameaças nem direcionam suas ações contra nenhum país. Essa não é a finalidade do grupo”.

Ele destacou que o propósito principal do Brics é promover a cooperação entre seus membros, visando interesses compartilhados e benefícios mútuos.

Após a recente cúpula dos Brics realizada no Rio de Janeiro, no começo de julho, Trump reafirmou sua postura crítica, enxergando o grupo como um risco para os interesses dos Estados Unidos, especialmente por sua tentativa de reduzir a dependência do dólar nas transações comerciais internacionais entre os países integrantes.

Desde então, o presidente americano tem intensificado as ameaças contra o bloco e contra países que busquem aproximação com ele.

Brasil e Índia na mira

Na quarta-feira (30/7), dois membros fundadores do Brics foram alvo direto das ações agressivas da política externa de Trump: Brasil e Índia.

O presidente dos EUA assinou uma ordem executiva que impõe uma tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras para seu país, embora tenha excluído cerca de 700 produtos dessa taxação.

Além disso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, foi sancionado pela Lei Magnitsky, uma medida motivada por questões políticas relacionadas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de liderar uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado. Apesar disso, Trump defende a inocência do ex-presidente militar.

A Índia também foi alvo de uma tarifa de 25% por sua negociação de energia e equipamento militar com a Rússia. Essa sanção não apenas atinge a Índia, mas também envia uma mensagem ao governo de Vladimir Putin, que ainda não firmou um acordo de paz com a Ucrânia.

Veja Também