20.5 C
Brasília
domingo, 07/12/2025

Rússia abate 77 drones da Ucrânia durante a madrugada

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
18.9 °
84 %
2.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
23 °
qua
23 °
qui
26 °
sex
19 °

Em Brasília

O Ministério da Defesa da Rússia informou neste domingo (7/12) que suas defesas aéreas conseguiram derrubar 77 drones ucranianos durante a madrugada. Isso ocorreu em meio ao aumento dos ataques de longa distância entre Moscou e Kiev, no terceiro ano do conflito.

“Na noite passada, os sistemas de defesa antiaérea interceptaram e destruíram 77 veículos aéreos não tripulados (VANTs) ucranianos do tipo aeronave”, afirmou o comunicado oficial.

De acordo com as autoridades russas, os drones foram abatidos em áreas de sete regiões no sul e centro da Rússia, além da Crimeia. As localidades mais atingidas foram Saratov, com 42 drones abatidos, e Rostov, com 12.

Autoridades locais também relataram danos em uma torre de transmissão elétrica na região de Rostov, próxima à fronteira com a Ucrânia, deixando aproximadamente 250 residentes sem energia elétrica. Felizmente, não houve feridos registrados.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comentou sobre os ataques em uma publicação na rede social X (antigo Twitter). Segundo ele, a ofensiva russa da madrugada contou com mais de 240 drones e cinco mísseis balísticos.

“Infelizmente, pessoas perderam a vida em Slovyansk e na região de Chernihiv. Meus sentimentos às famílias e amigos”, declarou Zelensky.

Além disso, Zelensky informou que somente nesta semana a Rússia lançou mais de 1.600 drones de ataque, cerca de 1.200 bombas aéreas guiadas e quase 70 mísseis de diferentes tipos contra a Ucrânia.

Esta nova investida russa acontece em meio à retomada das negociações entre os Estados Unidos e a Ucrânia, com o objetivo de avançar nas conversas de paz para tentar pôr fim ao conflito.

Veja Também